Plantão do Riso Frouxo

Você pode ajudar de várias formas!

Sobre nós​​​​​​​​​​​​​​

Plantão do riso Frouxo desempenha um papel fundamental e de extrema importância nos hospitais. Com  habilidades de palhaçaria e humor, entregamos momentos de alegria e risos para os pacientes, o que é extremamente importante, especialmente para aqueles que estão enfrentando doenças sérias ou em situações difíceis e de vulnerabilidade.

 

Além do impacto emocional positivo, os benefícios cientificamente comprovados do riso na saúde são notáveis. O riso estimula a liberação de endorfinas, substâncias químicas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Essa liberação de endorfinas promove uma redução do estresse e da ansiedade, auxiliando no relaxamento e na melhora do humor.

 

O riso também possui efeitos fisiológicos benéficos. Estudos mostram que o ato de rir aumenta a circulação sanguínea, melhora a função cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Além disso, ajuda a relaxar os músculos, aliviar a dor e melhorar a qualidade do sono.

 

A nossa presença nos hospitais não apenas proporciona momentos de descontração e felicidade para os pacientes, mas também contribui para a promoção da saúde física e emocional, ajudando a criar um ambiente mais acolhedor e humano dentro das instituições de saúde, proporcionando alívio e esperança para todos os envolvidos.

 

É importante valorizar e reconhecer o nosso trabalho como um agente facilitador da saúde mental, pois nosso elenco voluntário é capacitado para isso e  com seu talento e dedicação, fazem a diferença na vida das pessoas em momentos tão delicados. A presença dos nossos Doutores Palhaços é uma verdadeira terapia complementar, que traz benefícios cientificamente comprovados para a saúde e bem-estar não só dos pacientes hospitalizados e seus acompanhantes,  mas também a equipe de enfermagem, que trabalha com mais leveza e alegria.

Valores

Como uma ONG de Palhaçaria Hospitalar voluntária nos guiamos por valores fundamentais que norteiam nossas ações e propósito.

A EMPATIA é o primeiro deles, pois é essencial compreender e se conectar com as emoções e necessidades dos pacientes.

A ALEGRIA é outro valor essencial, pois através dela, nossos palhaços levam esperança e alívio a quem está passando por momentos difíceis.

O RESPEITO é um valor chave, pois reconhecemos a individualidade e dignidade de cada pessoa com quem interagemos, criando conexões.

A CRIATIVIDADE é um valor permite que os nossos palhaços encontrarem maneiras únicas e cativantes de transmitir sua mensagem.

ÉTICA. Ela nos permite trabalhar com transparêscia e repeito a individualidade. Não discriminamos raça, cor, credo, religião, partido político, orientação sexual e tão pouco o poder aquisitivo. 

Incentivamos a capacitação constante de cada indivíduo.

​​​​​​​​​​​​​​Esses valores são o alicerce do trabalho do nosso elenco de  palhaços voluntários, o que faz de nós, agentes transformadores!

Missão​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Nossa missão nos hospitais é de criar conexões com alegria, esperança e alívio para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Através do jogo do Palhaço, transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais leve e acolhedor, proporcionando momentos de descontração e respiro em meio às dificuldades enfrentadas.

Somos artistas da alma, capazes de tocar corações, trazer conforto emocional e estimular a cura através do poder do riso. Nossa presença nos hospitais é uma fonte de inspiração e um lembrete de que mesmo nos momentos mais difíceis, é possível encontrar motivos para sorrir.

Princípios

O Plantão do Riso Frouxo acredita que o riso tem o poder de transformar ambientes e promover a cura emocional. Com base nesse princípio, nossos Doutores Palhaços  se dedicam a criar um ambiente acolhedor, onde pacientes, familiares e profissionais de saúde possam sentir-se mais leves e esperançosos.

Além disso, o grupo valoriza a empatia, buscando compreender as necessidades e sentimentos de cada indivíduo com quem interagem. Ouvimos histórias, compartilhamos momentos de afeto e oferecemos um ombro amigo, entendendo que cada pessoa enfrenta desafios únicos em sua jornada de saúde. 

A compaixão também é um pilar fundamental para o Plantão do Riso Frouxo. Nos dedicamos a transmitir amor e cuidado através de gestos simples, com a arte milenar do Palhaço. 

Nossos princípios estão fundamentados na crença de que a capacitação e estudo constante dos membros do elenco voluntário nos leva a excelência de uma atuação comprovadamente eficaz e transformadora.

Como trabalhamos

O Plantão do Riso Frouxo é uma ONG, Organização Não Governamental e como tal não visa lucro
em nossas atividades.

Nossa Atuação nos hospitais é gratuita.

​​​​​​​​​​​​​​No entanto, para a nossa manutenção oferecemos este tipo de trabalho também às empresas de iniciativa privada, como campanhas de conscentização, palestras e atuações para mediação de conflitos coletivos , nesse caso, nossa atuação é de forma remunerada afim de mobilizar nossa manutenção e o constante aprimoramento dos seus
voluntários.

​​​​​​​

​​​​​​​Entre em contato conosco para saber mais.

Desde 2017 Metendo o Nariz

onde somos chamados

Como atuamos

Nossas intervenções artísticas acontecem em duplas ou trios, a partir da permissão do paciente e ou acompanhante.
As visitas são leito a leito.
Há envolvimento com os acompanhantes, profissionais de saúde e funcionários

dos hospitais.
A essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo

ao tratamento.
Não tocamos nos pacientes em

hipótese alguma.
Nossos voluntários são capacitados na

ARTE DA PALHAÇARIA e interagimos com todos que encontramos pela frente, funcionários, diretores, colaboradores, e pacientes, médicos...
 

Nossos Números desde 2017

251

Voluntários iniciados na Arte do Palhaço

18

Instituições  de Saúde

atendidas

127.280

Equipe de cuidados hospitalares

5.835

Equipes hospitalares atendidas

Última Atualização: Dezembro 2023

Prestação de Contas do ano de 2023

19

Voluntários Ativos

06

Instituições  de Saúde

atendidas

11.680

Leitos Visitados

1.167

Equipe hospitalar atendida

111

Plantões Realizados

32

Horas de Capacitação

P.A.C. 

EM CASO DE TRISTEZA, PROCURE UM DOUTOR PALHAÇO